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Home Destaque Principal

Quer comprar um carro elétrico? É melhor não deixar para 2024

Redação por Redação
4 de dezembro de 2023
em Destaque Duplo, Destaque Principal, Mercado, Sustentabilidade
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Quer comprar um carro elétrico? É melhor não deixar para 2024
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O Brasil tem exatamente 51 carros elétricos novos à venda no mercado. E se algum deles te interessa, é melhor comprar logo, porque em 2024 os preços devem subir com a volta do imposto de importação para elétricos, híbridos e híbridos plug-in. O anúncio oficial foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) no dia 10 de novembro.

A tributação será de 35% para as três categorias, porém, será cobrado de forma gradual a partir de janeiro de 2024. Por isso fica a dica: compre seu carro elétrico, híbrido ou híbrido plug-in até o dia 31 de dezembro de 2023.

Os três carros elétricos mais baratos do Brasil são: Caoa Chery iCar (R$ 119.990), Kwid E-Tech (R$ 123.490) e Jac E-JS1 (R$ 126.900). O Dolphin é um pouco mais caro do que o trio e parte de R$ 149.800.

Pensando que os 10% de repasse do imposto seja integral, os valores do quarteto acima vão para: Caoa Chery iCar (R$ 131.989), Kwid E-Tech (R$ 135.839), Jac E-JS1 (R$ 138.600) e Dolphin (164.780). É pouco provável que isso aconteça e o repasse deve ser menor no preço final dos carros, entretanto, um certo aumento deve ser inevitável, portanto, fica aqui nosso reforço novamente: não espere chegar 2024 para comprar o seu carro elétrico.

Confira abaixo quanto e quando os impostos entram em vigor para cada categoria segundo a revista Auto Esporte:

Carros híbridos

12% em janeiro de 2024

25% em julho de 2024

30% em julho de 2025

35% em julho de 2026

Carros híbridos plug-in

12% em janeiro de 2024

20% em julho de 2024

28% em julho de 2025

35% em julho de 2026

Carros elétricos

10% em janeiro de 2024

18% em julho de 2024

25% em julho de 2025

35% em julho de 2026

Por que o imposto vai voltar?

De acordo com o governo, a intenção é “desenvolver a cadeia automotiva nacional, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país”. A volta do imposto de importação acontece oito anos após o governo baixar de 35% para zero a alíquota para veículos híbridos e elétricos. Nenhuma fabricante instalada no país produz veículos elétricos atualmente, mas isso já tem data para mudar.

Cotas

Apesar de retomar o imposto de importação, o governo atribuiu uma cota para que as fabricantes possam trazer ao Brasil carros eletrificados sem pagar a alíquota. O governo já estabeleceu os valores totais, mas só vai detalhar quanto cada fabricante terá direito neste mês de dezembro.

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