O Grupo MTR adquiriu um terreno no Distrito Industrial da cidade de Juiz de Fora/MG irá ampliar a sua fábrica para fabricação de estruturas, automação e skid para usinas de solo e também será criado um complexo fabril e de estoque voltado para o mercado de energia solar. Com um foco na qualidade, eficiência e sustentabilidade, o complexo fabril voltado para o mercado de energia irá se tornar uma referência no setor, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental com engajamento sustentável em todo o processo.
O projeto de expansão da MTR-Arcol visa atender à crescente demanda por estruturas de alta qualidade e tecnologia para usinas de solo, garantindo assim maior eficiência e segurança para os projetos de energia renovável. Além da geração de empregos para a cidade de Juiz de Fora, a nova fábrica irá contribuir para o desenvolvimento econômico da região, atraindo novos investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva local. Com o investimento a MTR-Arcol reafirma seu compromisso com a inovação e qualidade de seus produtos, buscando sempre as melhores soluções para seus clientes e contribuindo para um futuro mais sustentável.
O diretor da MTR-Arcol, destaca que “os investimentos para ampliação da atuação no mercado solar com expansão da nossa fábrica em Juiz de Fora valoriza a empresa como um todo. A empresa já possui uma sólida presença nesse segmento e a ampliação da fábrica permitirá atender à crescente demanda por soluções sustentáveis de geração de energia. Além disso, a expansão da fábrica trará benefícios econômicos para a região, gerando empregos e movimentando a economia local. Estamos confiantes de que essa iniciativa contribuirá não apenas para o crescimento da empresa, mas também para o desenvolvimento sustentável do setor de energia solar no Brasil”.
O Grupo MTR é um dos principais comercializadores e distribuidores de equipamentos e soluções para Usinas de GD (Geração Distribuída) de energia solar do país. A empresa busca oferecer soluções completas e personalizadas para usinas de GD em energia solar, atendendo às especificações do projeto e trabalhando com os melhores fornecedores e fabricantes parceiros do mercado. Com as perspectivas favoráveis de crescimento do setor, a MTR está posicionando para se beneficiar e contribuir para a expansão da Geração Distribuída de energia solar no país.
Atualmente, o Grupo MTR já conta com duas fábricas com um total de 18.000M2 de equipamentos para usinas solares em cidade de Juiz de Fora. Uma delas é a MTR-iTCE VOLTS, que fabrica eletrocentros e skids para usinas fotovoltaicas. A outra é a divisão de “Estruturas” do grupo, a MTR-Arcol, que se dedica a fabricação de estrutura fixa e sistema de tracker utilizados nas usinas de solo, que garante segurança e rentabilidade aos projetos. A fábrica conta com 10.000M2, 380 funcionários, 8.500 toneladas de estoque mínimo, produz em média 6 MW por dia (1,5 GW/ ano) e é equipada com as melhores e mais modernas máquinas de construções metálicas do país. Com a ampliação do espaço físico para produção de equipamentos a empresa espera dobrar a produção a partir do segundo semestre de 2024, chegando a 2 GWp comercializados/ ano.
No ano passado, o Grupo MTR Solar ultrapassou a marca de 1,5GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais clientes da MTR são comercializadoras fundos de investimentos e investidores particulares que veem no segmento de energia um setor estratégico para alocarem os recursos em infraestrutura, segmento que cresce em ritmo acelerado e acima da Selic. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1,5GWp (Gigawatt-pico) instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 2 milhões de módulos instalados e 100MWH gerados mensalmente. Para 2024, a empresa espera um crescimento acima dos 30% na comercialização de equipamentos. A MTR Solar espera ultrapassar mais de 2GWp (Gigawatt-pico) instalados.