A Ford Motor, o BMW Group e a American Honda Motor estão criando a ChargeScape, uma nova empresa de propriedade igualitária que criará uma plataforma única e econômica conectando concessionárias de energia elétrica, fabricantes de automóveis e clientes interessados em veículos elétricos.
A Ford Motor e a Honda Motor também são negociadas na B3 através do ticker, respectivamente.
Operando nos EUA e no Canadá, o ChargeScape tem como objetivo permitir que os clientes de veículos elétricos obtenham benefícios financeiros através de uma variedade de serviços gerenciados de carregamento e compartilhamento de energia que não são possíveis com os veículos tradicionais movidos a gasolina.
O fechamento da transação e a subsequente formação da ChargeScape estão pendentes de aprovações regulatórias, e a empresa deverá estar operacional no início do próximo ano.
ChargeScape utilizará uma plataforma única, o que deverá eliminar a necessidade de integrações individuais entre cada marca automotiva e cada concessionária de energia elétrica. A plataforma ChargeScape dará às concessionárias de energia elétrica acesso à energia da bateria de veículos elétricos em um amplo conjunto de veículos elétricos.
Os clientes de veículos elétricos participantes terão o potencial de obter benefícios financeiros cobrando em horários “amigáveis à rede” por meio de horários flexíveis e gerenciados. Os clientes de veículos eléctricos também terão eventualmente a oportunidade de partilhar a energia armazenada nas suas baterias EV com a rede durante períodos de pico de procura através de aplicações veículo-rede.
ChargeScape pretende fornecer agendamento de carga gerenciado por meio da conectividade do veículo sem a necessidade de estações de carregamento habilitadas para Wi-Fi. Isto apoiará muitos clientes de veículos elétricos que não utilizam carregadores “inteligentes” em casa, pois, de outra forma, os seus veículos elétricos seriam inacessíveis para os serviços da rede.