A CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) registrou o ingresso de 8.923 novos consumidores no mercado livre de energia entre janeiro e maio de 2024. O volume equivale a 21% acima de todas as migrações do ano passado inteiro. O mercado livre de energia permite que consumidores possam escolher seu fornecedor de energia elétrica, negociar preços e condições contratuais, além de terem maior controle sobre o consumo e o custo da energia. Isso tem atraído cada vez mais empresas de diversos segmentos, que buscam reduzir custos e ter mais flexibilidade no gerenciamento de sua energia elétrica. A tendência é que o número de migrações continue aumentando nos próximos anos, impulsionando a competição no setor elétrico e impactando positivamente a economia do país.
Em maio/2024 a Universidade Católica do Salvador (UCSal) entrou para o mercado livre de energia elétrica. Neste ano, para adotar uma atitude sustentável e economicamente viável, a instituição firmou parceria com a plataforma de negócios 2W, e vai passar a utilizar, em todo campus, energia proveniente de fontes renováveis. A empresa foi escolhida pela expertise em soluções sustentáveis, que permitem uma alternativa mais limpa e econômica em termos energéticos.
A decisão foi possível a partir da regulação do Ministério de Minas e Energia (MME), que flexibilizou os critérios de acesso ao mercado instituídos pela Portaria nº 50. O mercado livre de energia permite que consumidores escolham seu fornecedor de energia elétrica, negociem preços e condições contratuais, além de terem maior controle sobre o consumo e o custo.
O contrato, firmado para os próximos sete anos, possibilita que a UCSal evite a emissão de 270t de CO2 na atmosfera, utilizando energia limpa e renovável derivada, principalmente, do parque eólico Anemus Wind da 2W, localizado no Rio Grande do Norte.
O reitor da Universidade, o Prof. Deivid Lorenzo, ressalta que “estamos migrando a instituição para uma economia mais limpa, alinhada às práticas sustentáveis que devemos adotar para auxiliar na redução da emissão atmosférica de carbono e a consequente preservação do meio ambiente. Também é de suma importância a Universidade se modernizar nesse aspecto e adaptar-se às exigências do mercado, com soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de nossas atividades. Ao migrar para o mercado livre de energia, além dos benefícios ambientais, reduzimos custos operacionais, melhoramos a qualidade de vida da comunidade acadêmica e a valorizamos a marca UCSal no mercado”.
2W cresce na região Nordeste e chega a 1,3 mil clientes/empresas no país
Neste ano centenas de empresas estão migrando nos últimos meses para o mercado livre de energia através da 2W e a empresa já conta com mais de 1,3 mil clientes no Brasil. Na Região Nordeste, onde mais de 21 mil empresas já podem migrar para o mercado livre de energia, a 2W já conta com 200 clientes espalhados por diversos estados nordestinos (400% acima do mesmo período em 2023). Por ramo de atividade destacam-se na região as adesões ao mercado livre de energia através da 2W a indústria em geral, supermercados, postos de combustíveis e setor fabril. As principais cidades na região Nordeste onde as empresas estão mais migrando para o mercado livre com a 2W são Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Teresina (PI).
O CEO da 2W, Claudio Ribeiro, destaca o momento atual do mercado livre de energia no Brasil: “Acreditamos que as pequenas e médias empresas têm um papel fundamental na construção de uma economia mais sustentável e estamos aqui para ajudá-las a alcançar esse objetivo. Juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para um futuro mais verde e próspero para todos. Estamos empenhados em apoiar essas empresas nesse processo de transição para uma economia mais verde, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para se destacarem no mercado de energia renovável. Além disso, estamos comprometidos em oferecer um atendimento personalizado e soluções customizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente, garantindo assim o sucesso e a sustentabilidade de seus negócios.
Essas parcerias demonstram a importância de investir em fontes de energia renovável para diminuir os impactos negativos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera. Além dos benefícios financeiros e ambientais, a utilização de energia renovável também fortalece a imagem da empresa, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Isso pode atrair mais parcerias e investimentos que valorizam práticas de negócios responsáveis. Além da economia, a 2W se preocupa em garantir que a energia seja 100% renovável e certificada, oferecendo acesso a todo ecossistema de produtos de sustentabilidade que a 2W oferece e que farão com que as empresas rumem ao ESG e alcancem um novo patamar de posicionamento no mercado.
O CEO da 2W ressalta que a empresa já conta com centenas de consultores localizados estrategicamente nas principais regiões que agora tem a oportunidade de levar mais conhecimento para as empresas entenderem o processo de adesão ao mercado livre de energia através da 2W, empresa que atua a mais de 15 anos no setor elétrico: “Estamos investindo mais de R$ 30 milhões no desenvolvimento da plataforma comercial da empresa com foco na consolidação da estratégia comercial, melhoria da eficiência operacional, implantação do Parque Eólico Kairós 2 e melhor adequação da estrutura de capital”. Além do investimento, Claudio ressalta a oportunidade que as PMES não podem deixar de aproveitar neste momento do mercado de energia no país: “As pequenas e médias empresas podem agora ver de perto as vantagens do mercado livre de energia e também de se conectar com os especialistas e profissionais da 2W e seus parceiros de negócio, que estão comprometidos em oferecer as melhores soluções e serviços para atender às necessidades do mercado da Região Nordeste. Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética, buscando promover o desenvolvimento sustentável e a conscientização sobre o uso responsável de energia, além de se colocar como uma parceira estratégica das empresas para geração de novas receitas”, ressalta o CEO da 2W.
A 2W oferece um pacote de serviços gratuitos, como conta digital para pessoas físicas e jurídicas, e produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia, que é uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, agrega ao portfólio produtos de sustentabilidade, como créditos de carbono e inventário de emissões de gases de efeito estufa. Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W é possível acompanhar consumo de energia e telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma é possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros.