A empresa de energias renováveis Sunterra RE estabeleceu uma parceria com a Sungrow para implantar 1 gigawatt-hora (GWh) de sistemas de armazenamento de energia por bateria (BESS) em três dos maiores parques fotovoltaicos na Bulgária. O acordo marca a segunda fase do plano da Sunterra RE de expandir sua capacidade de armazenamento de energia e mais do que triplicará a capacidade atual de 300 MW.
A Sungrow é responsável pela produção, testes e entrega de seu sistema industrial MV-Power Titan 2.0. O sistema incorpora tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio, sistemas de conversão de energia em cadeia e sistemas avançados de gerenciamento.
A implementação desses sistemas de armazenamento visa aprimorar a produção das usinas fotovoltaicas, ajustando a geração de energia para coincidir com os horários de pico de consumo. Isso não apenas ajudará a mitigar interrupções na rede elétrica, mas também estabilizará os custos de eletricidade para os consumidores finais e fortalecerá a segurança geral da rede de energia.
O CEO da Sunterra RE, Emil Shopov, afirmou: “Este acordo é muito mais do que uma transação comercial — é um compromisso claro com o futuro energético da Bulgária. “Escolhemos a Sungrow por sua expertise comprovada — mais de 28 anos de experiência na indústria e mais de 740 GW de capacidade instalada em mais de 180 países.”
No final de julho de 2025, a Sungrow instalou um projeto híbrido avançado, com seus inversores híbridos SH15T, em um centro de reabilitação em Rzeszów, na Polônia, em parceria com a Recosolar. O projeto inclui um sistema de energia solar no telhado de 16 quilowatts de pico (kWp) conectado a um sistema de armazenamento de energia de 25 kWh, um passo para melhorar a confiabilidade energética e o autoconsumo na indústria de saúde da Polônia, destacou a fornecedora de soluções de energia renovável.
Sungrow já oferece soluções integradas de BESS no Brasil
Atualmente, a Sungrow possui uma capacidade anual de produção mundial de sistemas de armazenamento de energia (ESS) de 75 GWh, com uma expansão adicional de 35 GWh em andamento, totalizando 110 GWh nos próximos anos. Toda essa capacidade produtiva está centralizada em nossa planta industrial localizada em Hefei, na China, um dos maiores e mais avançados polos de manufatura de ESS do mundo.
No Brasil, embora a empresa ainda não tenha uma unidade fabril dedicada à produção de baterias, a Sungrow conta com uma presença sólida há mais de 8 anos. Atuando com uma estrutura completa de suporte pré-vendas, assistência técnica durante as fases de engenharia e implantação, comissionamento, serviços de pós-venda e warehouses locais, garantindo maior agilidade logística e suporte contínuo aos clientes em todo o território nacional.
A Sungrow oferece no Brasil um portfólio completo de soluções em armazenamento de energia (ESS), projetadas para atender a diferentes aplicações — desde sistemas comerciais e industriais (C&I) até usinas de grande porte em escala utilidade (utility-scale):
- PowerStack
Voltado para o segmento comercial e industrial, o PowerStack é uma solução integrada e plug-and-play, com design compacto e alta performance. Está disponível em configurações mínimas de 125 kW / 255 kWh e 125 kW / 510 kWh, com arquitetura modular de até 10 sistemas.
- PowerTitan 2.0
A solução mais avançada da Sungrow para aplicações utility-scale, com alta densidade energética, refrigeração líquida e inteligência embarcada. Está disponível no tamanho padrão de 5,015 MWh, ajustável para tempos de armazenamento entre 2 e 4 horas.
- BESS as a Service
Atualmente, a Sungrow está desenvolvendo parcerias estratégicas no Brasil para oferecer o modelo BESS as a Service.
Para mais informações, visite: www.sungrowpower.com