A SolarPower Europe expulsou como membro o gigante tecnológico e fornecedor de inversores solares “Huawei”, o que representa a primeira vez que a associação da indústria solar com sede em Bruxelas toma uma medida desse tipo, segundo informou um porta-voz da SPE à revista pv magazine.
O conselho de administração tomou a decisão em 28 de abril de 2025 e “o procedimento segue seu curso conforme estabelecido em nossos estatutos”, disse o porta-voz. A Huawei se recusou a comentar sobre o assunto.
A medida vem após a recente decisão da Comissão Europeia de cortar contato com associações comerciais que representam os interesses da Huawei, citando uma investigação de corrupção em andamento. “A decisão ocorre no contexto da decisão da Comissão Europeia de restringir reuniões com associações que têm a Huawei entre seus membros”, disse o porta-voz da SPE em um e-mail. O fornecedor chinês de inversores fotovoltaicos negou anteriormente ter agido de forma inadequada, afirmando que mantém “um enfoque de tolerância zero em relação ao suborno e à corrupção.» Vários outros grupos da indústria da UE, incluindo DigitalEurope e BusinessEurope, também se moveram para suspender a Huawei nas últimas semanas, segundo o Politico.