Um grupo de dez grandes empresas interessadas no desenvolvimento de indústria de hidrogênio verde no Brasil (H2V) criou uma associação com objetivo de acelerar o debate em torno do marco regulatório para o setor. “O Brasil precisa passar uma mensagem mais clara e direta para entrar na competição global. Precisamos de um empurrão para sair da inércia”, afirma Luis Viga, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV).
Viga é gerente-geral da Fortescue no Brasil, multinacional australiana do setor de mineração, que tem um projeto de R$ 20 bilhões para construção de uma usina de H2V no Porto do Pecém, no Ceará. Neste momento, esperando por essa regulação, há, apenas no Ceará, duas grandes empresas – uma nacional, a Casa dos Ventos, e a própria Fortescue – prontas para implantar projetos que absorverão investimentos da ordem de R$ 40 bilhões.
A Fortescue já reservou área de 150 hectares na geografia da Zona de Processamento para Exportação (ZPE) do Ceará, que se localiza na mesma região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A mesma providência tomou a Casa dos Ventos, fundada e comandada pelo empresário cearense Mário Araripe, que tem projeto para produzir o H2V no Pecém.
As duas empresas, com projetos de engenharia prontos e com pré-contrato celebrado com a CIPP S/A – a Companhia de Desenvolvimento do Complexo do Pecém, que, além de gerenciar a ZPE, também administra o Porto do Pecém – aguardam o licenciamento ambiental e a aprovação do marco regulatório sobre o H2V para iniciar a implantação dos seus empreendimentos.
Agora vai?!
O governador do ceará, Elmano de Freitas recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), no Palácio da Abolição, o CEO Global da Fortescue Future Industries (FFI), Mark Hutchinson. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual assinou o Projeto de Lei que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde e cria o Conselho Estadual de Governança e Desenvolvimento da Produção de Hidrogênio Verde. A Mensagem segue para apreciação e votação na Assembleia Legislativa do Ceará.