Em ano de COP no Brasil, um dos temas mais debatidos pelo segmento elétrico brasileiro tem sido a descarbonização dos sistemas isolados na Amazônia, ainda hoje dependentes da geração fóssil. De acordo com estimativas de especialistas do setor, os sistemas isolados locais emitem quase 10% do total de emissão de CO2 do setor elétrico do país.
Nesse contexto, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou em junho a seleção de 13 projetos que vão receber investimentos destinados à redução dos custos de geração e promoção de melhorias no atendimento aos sistemas isolados na região amazônica – iniciativa alinhada com as diretrizes do Programa Energias da Amazônia. O Comitê Gestor do Pró-Amazônia Legal (CGPAL) priorizou as propostas que ofereciam maior benefício para a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), incluindo soluções para a redução de gases de efeito estufa e geração de benefícios socioeconômicos. Além disso, deve ocorrer em setembro o primeiro leilão de sistemas isolados na região com uma cota mínima de geração renovável.
Dado a sua relevância, o assunto vai nortear sessões do Congresso ees South America, parte da programação da The smarter E South America, plataforma de inovação da América Latina para a nova realidade energética, que ocorre na próxima semana, entre terça e quinta-feira, no Expo Center, em São Paulo. Entre elas está a sessão “A Última Etapa da Inclusão Energética: O Papel do Armazenamento na Transformação da Amazônia”, que abordará como o armazenamento de energia, quando associado a fontes renováveis, permite levar eletricidade limpa, contínua e confiável a comunidades remotas, contribuindo diretamente para a inclusão energética, a redução de emissões e o fortalecimento de economias locais, marcada para quinta-feira (28), às 16h.
A The smarter E South America 2025 reúne em um único evento as feiras e congressos Intersolar South America, ees South America, Power2Drive South America e Eletrotec+EM-Power South America. Nesta edição são esperados cerca de 58 mil visitantes e 680 expositores.
Mais informações em https://www.thesmartere.com.