O Grupo Prysmian, líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, lança na Intersolar South America 2023, em São Paulo, uma solução de cabo mais inovadora para a produção de energia solar e que reforça o posicionamento da marca como player estratégico na transição energética.
PRYSOLAR é a mais recente inovação da Prysmian para instalações fotovoltaicas. O grande diferencial desta solução é a maior capacidade para enfrentar condições climáticas adversas que costumam ameaçar a operação ou até mesmo a viabilidade de parques solares, como o forte calor e as possíveis inundações. Essa nova opção é particularmente mais resistente à água, enquadrando-se na chamada condição AD8. Para lançar este cabo, a empresa desenvolveu um pioneiro protocolo de ensaios baseado em normas europeias, de forma a garantir uma vida útil superior a 30 anos mesmo em condições de submersão.
A novidade resulta da centenária experiência do Grupo em projetos mundo afora e do desenvolvimento de cabos para os maiores empreendimentos de energia renovável do Brasil. Para se ter uma ideia dessa expertise, desde 2020, a empresa já forneceu mais de 50 mil km de cabos de energia para parques de energia solar e eólica no Brasil.
A marca também vai apresentar no seu estande localizado na R6.40 (Setor Eletrotec/EM-Power South America) o maior e mais completo portfólio de produtos, serviços e tecnologias para interligação, complementação, proteção e monitoramento de instalações fotovoltaicas.
Os visitantes poderão conhecer, por exemplo, outras soluções aplicáveis em parques solares fotovoltaicas, desde cabos mais resistentes aos ataques de térmitas (cupins) até condutores especialmente desenvolvidos para operar em sistemas com proteção contra o efeito PID, que afeta a integridade dos módulos.
Também será possível conhecer o extenso leque de opções de alta, média e baixa tensão para interligações aéreas e subterrâneas, além das alternativas em cabos ópticos e sistemas para comunicação de dados e monitoramento em tempo real. Embora esteja em franca expansão, consolidando-se como a segunda maior fonte de energia instalada do Brasil, a matriz solar fotovoltaica ainda carece de soluções que efetivamente possam garantir a eficácia, a segurança e a durabilidade dos atuais e futuros investimentos.
No Brasil, em especial, uma questão crítica é a utilização de cabos adequados para interligação dos módulos, já que ainda é comum no país o uso de condutores convencionais ou falsificados sob o pretexto de economizar recursos. Trata-se de uma falsa e perigosa economia, uma vez que essa atitude pode culminar desde a queda de performance e interrupções parciais no sistema até provocar acidentes. Um incêndio nestas condições, por exemplo, pode atentar contra o patrimônio instalado, a vida das pessoas e do ecossistema ao redor do parque.
“A produção de energia solar fotovoltaica deve cobrir entre 50% e 75% da necessidade global de eletricidade até 2050. O retorno sobre o investimento, a eficiência dos recursos, os custos operacionais e o custo normalizado da energia são as prioridades principais e mais importantes para os nossos clientes no setor da energia solar. Prysmian PRYSOLAR é a nova geração de cabos concebidos para dar tranquilidade sobre estas áreas aos nossos clientes do setor solar”, afirma Vanessa Alvarez, vice-presidente sênior de especialidades industriais do Grupo Prysmian.