O novo boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostra que a geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 57% em setembro, para 2.836 megawatts médios (MWmed), ante 1.807 MWmed no mesmo período de 2022. Aproveitando esse momento de crescimento das energias renováveis e sustentáveis como a solar, a Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná (OAB-PR), anunciou a ativação de 11 Usinas Solares que servirão para abastecer as mais de 50 unidades da agremiação em todo o estado. A empresa WNI Smart Energy, com sede em Curitiba/PR, foi contratada para a construção das 11 usinas. As centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFV) estão localizadas nas cidades de Arapongas, Araucária, Curitiba, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Rio Negro.
O projeto também conta com a instalação de carregadores para veículos elétricos em 10 unidades da OAB. Todos os carregadores estão de acordo com a ABNT NBR 17019: Instalação de carregadores de veículos elétricos e ABNT NBR 61.851: Sistema de recarga condutiva para veículos elétricos, trazendo total segurança para os futuros usuários do sistema e para os veículos que serão alimentados.
As 11 unidades terão uma potência total de 558 kWp, contando com 1.006 painéis solares instalados e uma geração de 62.645 kWh por mês (751.738 kWh por ano), o que equivale a uma redução de mais de 353 toneladas nas emissões anuais de CO2, equivalente a 1.436 árvores cultivadas. De acordo com a presidente da OAB-PR, Marilena Indira Winter, os estudos mostraram a viabilidade e a eficácia do projeto: “Além da economia, essa é uma medida que se mostra ambientalmente eficiente e que está alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável previstos no Pacto Global da ONU, do qual a OAB-PR é signatária”, destaca a presidente da seccional PR.
“Com o investimento em energia fotovoltaica, além de contribuir com a sustentabilidade por meio da energia limpa, a OAB Paraná vai economizar recursos significativos, recuperando em um curto período de tempo o investimento realizado e, após isso, incrementando positivamente o fluxo de caixa da seccional através dessa economia. Portanto, vamos impactar positivamente não só a advocacia, mas toda a sociedade”, ressalta o secretário geral da OAB-PR, Henrique Gaede.
A OAB-PR, que completou 91 anos em fevereiro de 2023, é a quinta unidade da federação brasileira com mais advogados, tanto em número absoluto como na proporção por habitante. O estado, que possui uma população de 11,597 milhões de habitantes, conta com 81.350 advogados inscritos na OAB. A entidade conta no estado com 87 Conselheiros Estaduais, dentre os quais os seis membros da Diretoria e seis Conselheiros Federais. O Tribunal de Ética e Disciplina é integrado por 119 membros e está dividido em turmas espalhadas por oito cidades. A OAB-PR tem mais de 50 Subseções, com suas respectivas estruturas. No Paraná, são ao todo mais de 3 mil advogados e advogadas exercendo essas funções voluntariamente, sem qualquer remuneração ou verba de representação.
WNI Smart Energy
A empresa WNI que construiu as 11 usinas da OAB-PR já atende mais de 100 clientes nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste e conta com mais de 20 anos de experiência no mercado. “Queremos nos posicionar como um parceiro no desenvolvimento sustentável que as empresas necessitam neste momento de crescimento da energia solar no país. Temos experiência e colocamos um time de alta performance para atender todas as necessidades dos nossos clientes. Com essas novas usinas que estamos colocando em operação para a OAB-PR, reforçamos nossa presença no mercado como uma das principais desenvolvedoras de projetos fotovoltaicos do Sul do país”, diz Felipe Scandelari, diretor da WNI.
A WNI Smart Energy responde pela vertical de energia solar fotovoltaica do grupo WNI Technology Group, a qual atua também nas áreas de telecomunicações, com Wi-Fi público, software de gerenciamento de frotas, sistemas de segurança e soluções de software na área de TI e soluções em iluminação profissional para o mercado público (iluminação pública) e privado (atendendo indústrias, estádios de futebol, supermercados). “Elaboramos o projeto das usinas da OAB-PR para eles economizarem em média 65% em energia/mês. Realizamos o acompanhamento nos últimos quatro meses do desempenho das usinas e o percentual avaliado de economia foi em média de 67%, valor acima do projetado”, acrescenta o diretor da WNI. A empresa investe no fornecimento de um serviço completo realizado por uma equipe técnica e comercial experiente, além de contar com parcerias estratégicas de um seleto grupo de empresas consolidadas no mercado, visando garantir o atendimento das necessidades exclusivas de cada cliente.
Saiba mais sobre a WNI: https://wni.com.br/site/
Saiba mais sobre a OAB-PR: https://www.oabpr.org.br/