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Não é só no Brasil: Carros elétricos devem subir de preço nos EUA

Redação por Redação
7 de dezembro de 2023
em Destaque Duplo, Destaque Principal, Mercado, Sustentabilidade
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Não é só no Brasil: Carros elétricos devem subir de preço nos EUA
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O governo dos Estados Unidos, sob a administração Joe Biden, anunciou nesta semana novas regras destinadas a manter as baterias chinesas fora dos carros comercializados no país.

Essas medidas, que incluem a redução de subsídios para veículos com componentes de bateria chinesa, podem potencialmente elevar os preços dos veículos elétricos (VEs) nos EUA.

As regras propostas sugerem a redução dos subsídios para veículos que contenham componentes de bateria fabricados na China ou produzidos por empresas com fortes laços com o governo chinês.

A China lidera globalmente a produção de baterias veiculares, dominando quase toda a cadeia de fornecimento de baterias VEs, conforme apontado por um relatório recente da Agência Internacional de Energia (AIE).

A partir de janeiro de 2024, após um período de 30 dias para comentários públicos, veículos que contenham componentes de bateria chinesa deixarão de ser elegíveis para o crédito fiscal total de US$ 7.500 nos EUA. Esta mudança afetará diretamente os consumidores, que tradicionalmente utilizavam esse incentivo para economizar na compra de novos carros elétricos.

As novas diretrizes do Tesouro dos EUA, da Receita Federal e do Departamento de Energia proíbem o uso de peças fabricadas ou montadas por “entidades estrangeiras de interesse” (FEOC), referindo-se a empresas com sede na China, Rússia, Coreia do Norte ou Irã, ou com pelo menos 25% de participação ou vínculos governamentais desses países.

A partir de 2025, veículos limpos elegíveis também não poderão conter minerais críticos provenientes de FEOCs. O Tesouro indicou a exclusão temporária de certos materiais de bateria difíceis de rastrear, permitindo às empresas tempo para se ajustarem a essas mudanças.

As regulamentações propostas, se implementadas, poderiam remodelar as cadeias de abastecimento das montadoras. A Tesla, líder de mercado em veículos elétricos, já alertou sobre possíveis aumentos de preço, afirmando que alguns de seus modelos poderão ficar mais caros em breve.

Embora essas medidas busquem fortalecer a produção automotiva nos Estados Unidos, limitar o acesso aos incentivos fiscais também pode representar um desafio para a meta do presidente Biden de aumentar as vendas de veículos elétricos para 50% de todas as vendas de veículos novos até 2030.Brasil voltará a taxar carros eletrificados

No último dia 10 de novembro, o governo federal brasileiro decidiu reintroduzir a cobrança de imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in fabricados fora do Brasil. A medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2024, conforme determinação do Ministério da Indústria.

Desde 2015, havia uma política de tarifa zero para a importação desses veículos. A frota de eletrificados (híbridos e elétricos) em circulação no Brasil é de 193.486 veículos. As vendas de carros elétricos cresceram 272% no Brasil em um ano.
O cronograma de recomposição das alíquotas para carros elétricos no Brasil será de 10% de imposto de importação em janeiro de 2024; 18% em julho de 2024; 25% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.

Para carros híbridos, a tarifa será restabelecida em 12% em janeiro de 2024; 25% em julho de 2024; 30% em julho de 2025; e alcançará os 35% em julho de 2026.Os carros híbridos plug-in, também movidos a combustíveis fósseis e recarregados na tomada, serão tarifados em 12% em janeiro de 2024; 20% em julho de 2024; 28% em julho de 2025; e 35% em julho de 2026.

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