A MTR Solar, empresa líder de mercado no segmento de distribuição de equipamentos para Usinas de minigeração de 1 a 5 MW, tem um novo trunfo na mão e já pensa em ultrapassar a meta de 2023: a empresa passa a oferecer para seus clientes e para o mercado, financiamento pelo FINAME/BNDES, podendo ser aplicado no “KIT Solar” com módulos importados. A MTR Solar procura sempre ampliar o leque de negociação com seus clientes sendo um fornecedor “one stop shop”. O FINAME/BNDES tem linhas especificas como carbono zero e baixo clima, que exige uma participação de no mínimo 30% de conteúdo nacional, já homologada pela MTR.
O CEO da MTR Solar, Thiago Rios, ressalta que “o acesso ao crédito é essencial para todas as empresas, e no setor enérgico não é diferente, pois viabiliza a construção de uma usina solar, facilitando com que o cliente adquiria equipamentos por meio de financiamento dando folego para o projeto. Para que a MTR oferecesse esse financiamento tivemos que passar por análises das instituições garantindo que os equipamentos e a empresa estivessem de acordo com as normas do BNDES”.
A MTR Solar já comercializou no primeiro semestre de 2023 mais de 750MW em equipamentos solares, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta da empresa para 2023 é de gerar negócios que cheguem a 1,5GW em equipamentos com foco em atender todas as especificações do projeto da usina solar: Módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão e cabos de energia. A MTR conta com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado mundial. Os números da MTR Solar são expressivos no mercado de energia solar. Já são mais de 1GWp (Gigawatt-pico) instalados, 300 usinas atendidas com mais de 1,8 milhões de módulos instalados e 100MW gerados mensalmente.
A empresa está investindo em 2023 mais de R$ 80 milhões em desenvolvimento de produtos e soluções para projetos de grandes usinas e criou no ano passado duas “joint ventures” dedicando toda a produção das fábricas para os projetos da empresa: para a fabricação de estrutura fixa, tracker e skid de média tensão, as duas com fábricas localizadas na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais.
A MTR Solar tem um grande diferencial que é a de ser a única distribuidora de equipamentos para minigeração que trabalha com o conceito “one stop shop”, o que facilita o cliente para adquirir todos os equipamentos que precisa com um único fornecedor, sem precisar alinhar várias datas de entregas com diferentes fornecedores. Dentre os equipamentos fornecido estão os módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão, cabos de energia, trabalhando sempre com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado e ainda conta com a CTBotelho, empresa logística que garante que todos os equipamentos cheguem ao local de forma integrada.
De olho no crescimento linear do mercado solar no país, a MTR também anunciou que fechou uma parceria com a empresa Risen maior fabricante de módulos do mundo, em que todos os módulos fabricados para a MTR serão produzidos com estrutura de liga de aço de alta resistência, que traz uma sustentabilidade implícita já que o aço tem uma pegada de carbono por ser 100% reciclável, reduzindo a emissão de carbono em 6,2 vezes e o consumo de energia em três vezes. A grande maioria das empresas que negociam equipamentos do mercado solar utilizam módulos com estrutura de alumínio, mas um dos módulos que a empresa está trazendo para o Brasil como os HYPER-ion (tecnologia HJT), são lançamento mundial da Risen, são 31% mais resistentes do que a estrutura de alumínio e tem menos 0.5 de variação de peso comparando aço x alumínio.