A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou, nesta terça-feira (12), uma proposta de reajuste tarifário extraordinário médio de 44,41% nas tarifas de energia elétrica da Equatorial no Amapá. O reajuste, no entanto, tem impactos diferentes dependendo do tipo de consumo. No caso de alta tensão, o reajuste proposto é de 46,70%; para a baixa tensão, o reajuste previsto é de 43,71%. Sendo assim, o efeito médio ao consumidor amapaense é de 44,41%.
A ANEEL abriu consulta pública para discutir a proposta de Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial Energia Amapá. A Agência receberá contribuições à proposta até 27 de outubro. Após análise das sugestões, os valores finais serão deliberados em reunião pública de diretoria e entrarão em vigor no dia 13 de dezembro.
Mercado Livre de Energia é opção para economia de até 30% na conta de luz
O Mercado Livre de Energia é um ambiente competitivo para negociação de energia elétrica e tem se destacado como uma oportunidade para empresas e consumidores obterem vantagens comerciais significativas e diferenciais como utilizar energia renovável e obter o selo de empresa sustentável. O mercado livre já responde por 39% do consumo de energia elétrica no Brasil, podendo chegar a 46% com a abertura do mercado de energia em alta tensão a partir de 2024, se consolidou também como ambiente de contratação predominante para a expansão da oferta de energia elétrica no Brasil nos próximos anos. A região Norte possui quase 9 mil empresas que já poderiam migrar para o mercado livre de energia.
Aproveitando o crescimento do mercado livre de energia no país, a 2W Ecobank, oferece um pacote de serviços gratuitos, como conta digital para pessoas físicas e jurídicas, e produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia, que é uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, continuará oferecendo soluções do setor elétrico, como migração de consumidores para o mercado livre, e agrega ao portfólio produtos de sustentabilidade, como créditos de carbono e inventário de emissões de gases de efeito estufa.
Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W é possível acompanhar consumo de energia e telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma é possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros.