A geração de energia solar distribuída (GD) no Brasil atingiu a marca de mais de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Essa modalidade permite que consumidores produzam sua própria eletricidade por meio de sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos em todo o país.
Esse marco foi alcançado menos de um ano após o mercado nacional atingir 30 GW de potência operacional, em julho do ano passado. De acordo com a Aneel, atualmente, há cerca de 3,5 milhões de instalações de GD solar, beneficiando mais de 5,3 milhões de unidades consumidoras em todo o Brasil.
Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os investimentos no setor ultrapassam R$ 173,7 bilhões, gerando mais de 1,2 milhão de empregos desde 2012.
A maior parte da capacidade instalada está concentrada na classe residencial, que soma 19,8 GW. Seguem os segmentos comercial (11,3 GW), rural (5,4 GW) e industrial (2,8 GW).
O estado de São Paulo lidera a instalação de GD solar, com 5,7 GW. Minas Gerais (4,8 GW), Paraná (3,6 GW), Rio Grande do Sul (3,4 GW) e Mato Grosso (2,6 GW) completam o ranking dos cinco principais estados. A cidade com maior capacidade instalada no segmento é Brasília, com 498 MW.
Ainda de acordo com a Aneel, o mercado brasileiro de GD solar registrou um acréscimo de 3,6 GW em 2025, com a instalação de 343 mil novos sistemas que atendem a 512 mil consumidores.
Os investimentos em geração própria de energia solar nas empresas e indústrias ultrapassam a marca de R$ 63,9 bilhões acumulados no Brasil, com mais de 392,9 mil sistemas fotovoltaicos para suprimento de eletricidade limpa em fábricas, estabelecimentos comerciais e empresas de serviços no país. O mapeamento é da TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, também com base em balanços oficiais da Aneel.
De acordo com o levantamento, são mais de 13,8 GW de potência instalada nas empresas e indústrias brasileiras. A tecnologia fotovoltaica está presente em cerca de 5,4 mil municípios brasileiros, em um cálculo equivalente a pelo menos um sistema fotovoltaico instalado no meio corporativo por município.
Somente em 2025, de janeiro a maio, foi instalado 1 GW de geração própria solar nas empresas de comércio, serviços e fábricas, com a entrada de 57 mil novas unidades consumidoras, que passaram a ser abastecidas pela modalidade. No acumulado, o Brasil possui cerca de 1 milhão de imóveis corporativos atendidos pela tecnologia fotovoltaica.