A Enerzee, “energytech” criada e comandada pelo empresário Alexandre Sperafico se destaca entre as maiores empresas de energia solar do Brasil, se junta a partir de agora a mais de 160 empresas nacionais e internacionais ao ecossistema do Biopark. Desde o início de julho de 2023, a Enerzee iniciou as atividades no parque tecnológico criado para reunir educação, pesquisa e negócios. A empresa ainda está inserida em um ambiente, movido pelo acesso ao conhecimento e compartilhamento de experiências, que servirá como ponto de atendimento, realização de reuniões e eventos da empresa na cidade.
O CEO da Enerzee, Alexandre Sperafico, explica que a missão da empresa é acelerar a transição para o uso de energias sustentáveis e mudar a vida de milhares de pessoas.
Sperafico complementa que o Biopark possui um conceito diferenciado e queremos trazer o nosso propósito da sustentabilidade.
O empresário menciona que com o começo das atividades no Biopark é possível estar próximo de possíveis clientes.
De acordo com o CEO da Enerzee, o cliente perceberá a economia em médio e longo prazo. “O cliente final cria mais força e passa a consumir mais energia limpa. Nós observamos isso nos grandes negócios que estão preocupados com a economia e setores que destacam esse tipo de investimento, o qual será negócio para as empresas que estão melhores posicionadas”.
A Enerzee possui como parceira neste projeto inovador a 2W Ecobank, uma empresa com mais de 15 anos de experiência e uma das maiores comercializadoras e geradoras de energia renovável do país para o Mercado Livre de Energia. O responsável pelo Desenvolvimento de Negócios Sul e Centro Oeste, Ciro Neto, comenta que a 2W Ecobank tem como objetivo fornecer energia renovável, finanças verdes e sustentabilidade em um só lugar. “A 2W Ecobank é sustentável, ou seja, a nossa geração de energia é proveniente de fontes 100% renováveis, o que reforça a crença no potencial energético do nosso país e do nosso compromisso em promover um mundo sustentável e com baixa pegada de carbono”.
A empresa possui como iniciativa divulgar o relatório de sustentabilidade; é uma maneira de mostrar, com transparência e responsabilidade, o compromisso com as melhores práticas na geração de energia renovável. “Os nossos parques de geração possuem energia 100% renovável (fonte eólica e solar)”. A 2W Ecobank é uma empresa certificada para transacionar o I-REC, certificado auditado e global sobre a origem renovável da energia consumida pelo cliente. Além disso, oferece ao cliente o Selo Verde 2W, um certificado de reconhecimento do uso de energia renovável com a estimativa de carbono evitado – e o quanto isso equivale a árvores replantadas. A empresa ainda possui o Selo B3 – Nível 3, o mais alto do mercado. Ele é uma prova do compromisso e da responsabilidade em relação às informações da empresa. “Investiremos mais de R$20 milhões nas comunidades próximas aos nossos parques de geração. Um mérito pelo fato de cumprirmos 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.
A 2W Ecobank ainda faz parte de um seleto grupo de empresas brasileiras que possuem boas práticas socioambientais atestadas pelos rigorosos padrões de verificação elaborados pela organização global B Lab. “O propósito é levar sustentabilidade ao cliente. É um assunto do presente e o mercado livre compra energia direto do gerador. No mercado livre, cada cidadão se torna responsável por comprar a sua energia. Quase todo o consumidor que quer acessar o mercado livre conseguimos atender. Quem ganha com essa disputa é o cliente final. O cliente não quer se preocupar com burocracia, e sim, pagar para ter um serviço de qualidade”.