A Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) divulgou seu Boletim da Energia Livre mais recente que mostra que o mercado livre de energia elétrica no Brasil registrou um grande crescimento nos últimos 12 meses. Os dados revelam um aumento de 18%, com a adesão de 5.041 novas unidades consumidoras. Atualmente, o mercado livre já representa 39% do consumo nacional de eletricidade, totalizando 33.197 unidades consumidoras.
Um dos aspectos destacados nesse boletim é o papel fundamental desempenhado pelo mercado livre na adoção de fontes de energia renovável. A análise revela que, atualmente, o mercado livre absorve 76% da energia gerada por usinas a biomassa, 56% por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), 48% por energia eólica e 55% por energia solar centralizada. Esses números indicam um crescimento de 10% no último ano no que diz respeito à geração de energia a partir de fontes renováveis.
Outro ponto relevante é a diferença significativa de custo da tarifa de energia entre o mercado regulado e o mercado livre, que chega a 69%. Considerando os custos permanentes com as tarifas de distribuição, os consumidores livres têm a possibilidade de economizar entre 20% e 35% no seu custo global de energia.
Diante desses resultados, cada vez mais empresas têm buscado migrar para o Mercado Livre de Energia e aproveitar os benefícios oferecidos pelo setor. Uma dessas empresas que já desponta no mercado livre e oferece uma plataforma com o objetivo de fornecer energia renovável, finanças verdes e sustentabilidade em um só lugar é a 2W Ecobank. Com mais de 16 anos de mercado, a 2W apresenta soluções inovadoras que ajudem os clientes, sejam eles empresas ou pessoas físicas, a poupar dinheiro ao mesmo tempo em que preservam os recursos do planeta. A empresa é sustentável, sendo que oferece geração de energia proveniente de fontes 100% renováveis (fonte eólica e solar).
A 2W ainda oferece aos clientes o Selo Verde 2W, um certificado de reconhecimento do uso de energia renovável com a estimativa de carbono evitado – e o quanto isso equivale em árvores replantadas. “Nosso foco principal são clientes de pequeno e médio porte, no que a companhia encara como uma oportunidade para democratizar a energia renovável comercializada no mercado livre. Somos uma plataforma que tem objetivo de fornecer energia renovável, finanças verdes e sustentabilidade em um só lugar. A energia produzida será comercializada no mercado livre, com foco em pequenas e médias empresas, a um custo até 30% menor que o da concessionária. A 2W oferece uma cesta diversa de produtos aos clientes, incluindo soluções sustentáveis, financeiras e de ESG”, ressalta Claudio Ribeiro, CEO da 2W Ecobank.