A MTR Solar, uma das maiores distribuidoras/fabricantes de equipamentos para usinas solares de 1 a 5MW do país, está esperando uma expansão ainda maior do sistema de geração distribuída de usinas de minigeração no Brasil. Aa partir de agora a empresa está disponibilizando para seus clientes o financiamento pelo FINAME/BNDES para o “Kit de Energia Solar”, com módulos importados com estrutura de aço da Risen e skids e trackers disruptivos e próprios com fabricação nacional da própria MTR Solar. A empresa procura sempre ampliar o leque de negociação com seus clientes sendo um fornecedor “one stop shop”. O FINAME/BNDES tem linhas especificas como carbono zero e baixo clima, que exige uma participação de no mínimo 30% de conteúdo nacional, já homologada pela MTR. O CEO da MTR Solar, Thiago Rios, ressalta que “o acesso ao crédito é essencial para todas as empresas, e no setor enérgico não é diferente, pois viabiliza a construção de uma usina solar, facilitando com que o cliente adquiria equipamentos por meio de financiamento dando folego para o projeto. Para que a MTR oferecesse esse financiamento tivemos que passar por análises das instituições garantindo que os equipamentos e a empresa estivessem de acordo com as normas do BNDES”.
A MTR Solar já comercializou no primeiro semestre de 2023 mais de 750MW em equipamentos solares, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta da empresa para 2023 é de gerar negócios que cheguem a 1,5GW em equipamentos com foco em atender todas as especificações do projeto da usina solar: Módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão e cabos de energia. A MTR conta com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado mundial. Os números da MTR Solar são expressivos no mercado de energia solar. Já são mais de 1GWp (Gigawatt-pico) instalados, 300 usinas atendidas com mais de 1,8 milhões de módulos instalados e 100MW gerados mensalmente.
Equipamentos solares mais resistentes para enfrentar El Niño
O El Niño tem forte influência no Brasil, provocando excesso de chuvas nas regiões Sudeste e Sul, e secas em outras, como nas regiões Norte e Nordeste. A água da superfície do Pacífico, que está muito mais quente do que o normal, evapora com mais facilidade, aumentando o risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva no Sul do País. O El Niño também eleva as temperaturas, que tendem a ficar acima da média na metade da região Norte do país a partir de julho. De olho na alteração significativa do clima em quase todas as regiões do Brasil e no crescimento linear do mercado solar no país, aMTR Solar fechou uma parceria este ano com a empresa chinesa Risen, maior fabricante de módulos do mundo, em que todos os módulos fabricados para a MTR serão produzidos com estrutura de liga de aço de alta resistência, que traz uma sustentabilidade implícita já que o aço tem uma pegada de carbono por ser 100% reciclável, reduzindo a emissão de carbono em 6,2 vezes e o consumo de energia em três vezes. A grande maioria das empresas que negociam equipamentos do mercado solar utilizam módulos com estrutura de alumínio, mas um dos módulos que a empresa está trazendo para o Brasil como os HYPER-ion (tecnologia HJT), são lançamento mundial da Risen, são 31% mais resistentes do que a estrutura de alumínio e tem menos 0.5 de variação de peso comparando aço x alumínio.
Os módulos na opção de estrutura de liga de aço de alta resistência oferecem alta resistência à corrosão e maior resistência a rasgos e a pressões pontuais nos pontos de fixação do módulo em relação a estruturas de alumínio. Tudo isso se converte em uma baixa emissão de carbono para todo ciclo de vida desse módulo. A Risen fornece ao mercado brasileiro a tecnologia HJT, na qual é líder de mercado desde 2020 fora do Brasil, para que o mercado brasileiro possa usufruir das vantagens dessa tecnologia que consegue baixo custo por kWh com baixa emissão de carbono. “Em comparação com a armação de metal convencional, a armação de liga de aço dos módulos da Risen possui resistência excepcionalmente alta com a capacidade de resistência ao rasgo do material de aço aumentada em 20%. O desempenho aliado com maior durabilidade dos módulos frente a mudança de clima que estamos passando no país, além de ser um produto mais sustentável é um compromisso que a MTR sempre busca tanto para nossos clientes como para a sociedade”, explica Thiago Rios.
A MTR conta com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado mundial como a ABB, Huawei, Risen, Sungrow e Tamura. A empresa criou no ano passado duas “joint ventures” dedicando toda a produção das fábricas para os projetos da empresa: para a fabricação de estrutura fixa, tracker e skid de média tensão, as duas com fábricas na cidade de Juiz de Fora/ MG. O CEO da MTR destaca que “a MTR intensificou as suas compras e sua programação com fornecedores internos e externos este ano, para impulsionar as vendas. Estamos preparados e temos vários diferenciais competitivos e equipamentos disruptivos em nosso portfólio, como nosso Eletrocentro conhecido no mercado, como os skids, que tem montagem em tempo recorde em nossa fábrica em Juiz de Fora com prazo de 90 dias”.
Outra novidade que a empresa lançou no mercado no 1º semestre desse ano é o novo “Tracker MTR-Arcol”, disruptivo e adaptável as condições de clima e solo de diferentes regiões do país. O novo Tracker da MTR, utilizado nas Usinas de Avelar, da empresa BRS no Rio de Janeiro (foto), programa o posicionamento dos módulos solares considerando a posição solar em cada estação do ano. O tracker tem um giro de -55º até 55° e conta com duas novidades adaptadas para o mercado brasileiro: O “mancal”, elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos), é patenteado pela MTR-Arcol, garantindo com que o motor sofra menos esforço mecânico. E o “amortecedor” que alivia o impacto de ações do tempo como chuva forte e ventania em diferentes regiões e estações do ano que possam causar um grande impacto na estrutura. “O nosso tracker é o TRACKER DO BRASIL, feito para os brasileiros, construído para se adaptar a diferentes condições de clima e terrenos das diversas regiões do país”, destaca Thiago Rios.
A empresa está investindo em 2023 mais de R$ 80 milhões em desenvolvimento de produtos e soluções para projetos de grandes usinas e criou no ano passado duas “joint ventures” dedicando toda a produção das fábricas para os projetos da empresa: para a fabricação de estrutura fixa, tracker e skid de média tensão, as duas com fábricas localizadas na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. A MTR Solar tem um grande diferencial que é a de ser a única distribuidora de equipamentos para minigeração que trabalha com o conceito “one stop shop”, o que facilita o cliente para adquirir todos os equipamentos que precisa com um único fornecedor, sem precisar alinhar várias datas de entregas com diferentes fornecedores. Dentre os equipamentos fornecido estão os módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão, cabos de energia, trabalhando sempre com os melhores fabricantes e soluções presentes no mercado e ainda conta com a CTBotelho, empresa logística que garante que todos os equipamentos cheguem ao local de forma integrada.