O volume de embarques dos dez maiores fabricantes de painéis solares do mundo teve crescimento anual de 22% em 2024, com 502 GW, mostra levantamento da consultoria InfoLink Consulting. Apesar do avanço, a análise aponta que a desaceleração da demanda e o excesso de oferta impediram um desempenho mais robusto.
No início do ano passado, a previsão era que o embarques atingissem 700 GW, com base nas metas divulgadas por companhias listadas. Porém, o volume de vendas foi menor no terceiro e quarto trimestres, na comparação com os mesmos períodos de 2023.
As quatro primeiras colocações seguiram com a Jinko, Longi, Trina e JA Solar, mas com uma mudança de posição em relação ao ranking anterior. Desde 2019, essas empresas detém a liderança do mercado.
A InfoLink destacou que há uma distância considerável dessas fabricantes para as demais, com as quatro respondendo por 63% do total dos embarques do top 10. Da quinta posição para baixo, a competição seguiu acirrada, com diversas mudanças em relação a listo do ano passado.
Cenário para 2025
Conforme a consultoria, a meta de volume de embarques para 2025 está entre 559 GW e 603 GW. Comparando com as estimativas de 2024, essas expectativas refletem uma mentalidade orientada para a estabilidade entre os fabricantes.
Desde que medidas de autorregulação entraram em efeito para controlar o cronograma de produção, houve uma desaceleração na queda dos preços de painéis solares. Apesar disso, um número relevante de módulos baratos continua em circulação no mercado, puxando para baixo o preço médio.
A InfoLink acredita que o cenário competitivo torna necessária uma maior ênfase na qualidade de produtos, incluindo potência e eficiência dos módulos fotovoltaicos. Além disso, a habilidade de antecipar e responder a mudanças de regulação e políticas pode oferecer vantagens contra a concorrência. Nesse ano, em particular, será preciso atenção especial com riscos geopolíticos.
Os 10 principais fabricantes com maior volume de painéis solares embarcados em 2024:
- 1º Jinko
- 2º Longi/ JA Solar
- 4º Trina
- 5º Tongwei
- 6º Astronergy
- 7º Canadian Solar
- 8º GCL
- 9º DAS Solar
- 10º Yingli