A BYD já havia feito o anúncio e agora lançou oficialmente o sistema de carga de alta potência para veículos elétricos. O Megawatt Flash Charger opera com 1000V e possibilita a recarga de um carro elétrico com autonomia de 400 km em apenas 5 minutos, utilizando as baterias Blade LFP. Esse tempo é comparável ao necessário para abastecer um veículo a gasolina, por exemplo.
Com essa tecnologia a BYD quer superar os sistemas de alta potência disponíveis para outras baterias como as NMC da CATL. A XPeng é a marca com carregadores mais potentes do mercado chinês e alcança 800kw. A Tesla, por exemplo, tem Tesla o sistema V4 com 500kw, metade da força dos carregadores BYD.
Os planos da BYD passam pela instalação de 4.000 estações de carga desse tipo em toda a China e não há ainda planejamento para esse tipo de solução em outros países. Mas isso é apenas questão de tempo.
O sistema foi demonstrado nos veículos Han L EV e o Tang L EV (vendido no Brasil como Tan). Durante o evento a BYD demonstrou o sistema de carga com os veículos a 7% de carga que chegaram em 50% em 4,5 minutos. Os dois veículos tinham sistema de 1500V e já contam com módulo de carbeto de silício da BYD para melhorar a eficiência das baterias de alta densidade.
O presidente da BYD, Wang Chuanfu, informou que a empresa planeja instalar mais de quatro mil estações de recarga desse tipo em toda a China.