O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o uso de energia renovável em publicação na Truth Social. O republicano escreveu que é um “fenômeno incrível” que “qualquer país que dependa de turbinas eólicas está MORTO”. Segundo ele, os custos de energia nesses locais “dispararam e suas populações estão irritadas”.
Na postagem, Trump afirmou ainda que as turbinas eólicas “estão ‘matando’ muitos políticos ruins que estão perdendo seus cargos por causa delas”. O ataque às fontes renováveis tem sido recorrente no discurso do presidente. Em 20 de agosto, também na Truth Social, ele escreveu que os EUA não irão aprovar turbinas eólicas nem energia solar, que chamou de “golpe do século”. “Os dias de estupidez acabaram nos EUA!!!”, disse na ocasião.
Antes disso, em 27 de julho, Trump afirmou que já havia comunicado à União Europeia (UE) que não pretende adotar turbinas eólicas no país. Na mesma publicação, disse que esse tipo de energia “destroem a paisagem e são caras” e reforçou que “energia não tem que ter subsídios, tem que dar lucro”.
Em 20 de agosto, também na Truth Social, Trump havia afirmado que os Estados Unidos não deveriam aprovar projetos de energia eólica nem solar, que classificou como o “golpe do século”. “Os dias de estupidez acabaram nos EUA!!!”, declarou na ocasião, reforçando o tom de oposição.
Anteriormente, em 27 de julho, o presidente declarou que comunicou à União Europeia (UE) sua posição contrária ao uso de turbinas eólicas. Na mesma publicação, reiterou que, em sua visão, esse tipo de tecnologia “destrói a paisagem e é cara”. Acrescentou ainda que “energia não tem que ter subsídios, tem que dar lucro”. As falas refletem uma estratégia política de diferenciar sua agenda energética da de governos que defendem a transição para uma matriz menos dependente de combustíveis fósseis.
A energia eólica ocupa papel central nas estratégias globais de descarbonização e redução de emissões de gases de efeito estufa. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o setor eólico é responsável por parte significativa da expansão da geração limpa em diversas economias, incluindo União Europeia, China e Brasil.
Especialistas ressaltam que, apesar das críticas políticas, a energia eólica tem se mostrado competitiva em termos de custos. Dados recentes da International Renewable Energy Agency (IRENA) apontam que, em muitos países, o preço da eletricidade gerada por parques eólicos já se encontra abaixo do de usinas movidas a combustíveis fósseis.
Nesse cenário, as falas de Trump representam não apenas uma posição de governo, mas também um posicionamento político que contrasta com a tendência global de ampliação das fontes renováveis.