No contexto do sistema elétrico brasileiro, no qual se intensificam as discussões acerca da oferta e demanda de energia renováveis, como a solar, e o impacto do uso dessas fontes renováveis para as redes das concessionárias, os sistemas BESS (Battery Energy Storage Systems) têm se tornado uma solução cada vez mais promissora para equilibrar essa conta e garantir a estabilidade da rede.
Diante dessa necessidade iminente, a SolaX Power, uma das principais fabricantes mundiais de soluções para armazenamento de energia, traz para o Brasil soluções BESS que atendem desde imóveis, como apartamentos e residências, a grandes unidades industriais. Essas novas tecnologias estarão em destaque no principal evento de energia solar do Brasil, a Intersolar 2025. Dentre elas, o lançamento que a SolaX traz para o Brasil: o inversor para microgeração residencial Balcony X-MS 2000.
Sobre este mercado, vale ressaltar que o Brasil está prestes a alcançar 1GWh de capacidade instalada em sistemas de armazenamento de energia com baterias até 2025, segundo a consultoria Greener, mercado previsto para atingir a marca de US$ 3,8 bilhões até 2030. Ademais, no cenário global, os sistemas de armazenamento com baterias já somam 200 GW de capacidade instalada. Nesse cenário que, apesar de enfrentar desafios como a regulação e a carga tributária – que representa 79% do custo total dos sistemas de armazenamento com baterias (também segundo a Greener), há um caminho com muito potencial a ser trilhado.
Por acreditar nas possibilidades que esse sistema oferece, desde a segurança energética a um aliado para um futuro mais sustentável, a multinacional SolaX Power mantém seu investimento em novas tecnologias para o mercado brasileiro.

Soluções em BESS
O lançamento da empresa nesta edição da Intersolar é o Balcony X-MS 2000 – um inversor de armazenamento de energia projetado microgeração residencial de sistemas solares e outras fontes de energia renovável. Possui fácil instalação, alta capacidade de energia, além de um design plug-and-play (de fácil conexão), ideal para configurações de varanda e uso externo, como camping. O X-MS 2000 suporta até 2400W de entrada solar e bateria expansível até 11,98kWh. É uma solução que armazena energia solar para ser utilizada no período noturno, em dias nublados ou em quedas de energia. “O X-MS 2000 oferece energia limpa, confiável e flexível para uso doméstico ou mesmo ao ar livre”, explica o engenheiro Marcelo Niendicker.
Já o ESS-Trene é um gabinete de armazenamento de energia altamente integrado: uma solução completa com cenários de aplicação versáteis, células LFP (lítio ferro-fosfato) de alta densidade, segurança e desempenho. “Possui capacidade para até 15 baterias ligadas em série e nobreak para suprir falha total do sistema, além de tecnologia avançada de refrigeração líquida, o que garante desempenho ideal do produto”, enfatiza o engenheiro. O ESS-Trene está equipado com um sistema de energia – Sistema de Gestão (EMS), que integra múltiplas medidas de proteção de segurança, como sobretensão, sobrecorrente e superaquecimento, bem como materiais resistentes ao fogo e sistema de proteção para detectar e responder prontamente a potenciais riscos de incêndio. Consegue ter até 215 kWh de potência armazenada e pode, de forma confiável, realizar operações de carga e descarga para um ou vários armários. Possui gerenciamento inteligente por meio do SolaX Cloud, com monitoramento em tempo real. A vida útil é superior a dez anos. É indicado para estabelecimentos comerciais e industriais.
O ESS-Aelio, também destaque na Intersolar, é um gabinete híbrido de armazenamento com 200 kWh e layout flexível, que permite sua aplicação desde unidades comerciais a industriais, atingindo alto rendimento para integração solar em larga escala. Possui gerenciamento de cargas inteligente e está pronto para microrrede. As portas de bateria independentes e duplas estão prontas para expandir sua capacidade. É indicado ao comércio e indústria.
“A tendência do mercado de energias renováveis passa pelo sistema de armazenamento de energia, por meio das baterias, que chegam para solucionar o problema da instabilidade ou mesmo da falta de energia. Os sistemas BESS complementam e proporcionam autonomia energética a vários segmentos da economia, garantindo a continuidade e não expor a unidade a quedas de energia que podem resultar em paradas operacionais, as quais, consequentemente, impactam nos custos operacionais e nos resultados das empresas”, explica o diretor-executivo da SolaX Power no Brasil, Gilberto Camargos.
Intersolar 2025
A Intersolar South America é uma das quatro feiras que integram a programação da The Smarter E South America, a maior plataforma da América Latina para a nova realidade energética, retorna a São Paulo entre 26 e 28 de agosto, no Expo Center Norte, e reunirá inovadores, líderes e pioneiros em energias renováveis, redes inteligentes e eletromobilidade. O estande da SolaX estará localizado no W2.86.
Sobre a SolaX Power – Fundada em 2012, a SolaX Power é consolidada como uma das principais fornecedoras globais de soluções solares e de armazenamento. Sendo uma empresa de capital aberto na Bolsa de Valores de Xangai e uma das fabricantes pioneiras de inversores híbridos na Ásia, a SolaX Power caminha hoje para a sua quinta geração de inversores híbridos. Com mais de 3.000 funcionários em todo o mundo, 100 patentes globais e mais de 1.100 certificações de mercado, a empresa reforça sua posição como líder no setor.