As energias renováveis estão se tornando cada vez mais fundamentais na transição energética, tanto no Brasil quanto globalmente. Dentro desse contexto, a região Nordeste desponta como um dos polos mais promissores do país, com quase 20% da capacidade instalada de 53,9 GW, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além disso, há uma expectativa crescente de investimentos bilionários em projetos de hidrogênio verde. Em meio a esse cenário promissor, Fortaleza se prepara para receber o Intersolar Summit Brasil Nordeste, um dos eventos mais significativos da região, que abordará a geração solar e temas correlatos. O encontro ocorrerá nos dias 23 e 24 de abril, no Centro de Eventos do Ceará.
Em sua quinta edição, o Intersolar Summit Brasil Nordeste se consolidou no calendário da região, atraindo 100 empresas expositoras em um espaço de 7.500 m² e esperando mais de 5.000 visitantes. Organizado pela Aranda Eventos & Congressos, em colaboração com a Solar Promotion International GmbH da Alemanha, o Summit trará à tona discussões estratégicas para o futuro do setor.
De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará se tornou o maior produtor de energia solar do Nordeste em 2024. O Estado foi responsável por 21,5% de toda a potência instalada na região no ano e alcançou a nona posição neste ranking no Brasil. Além disso, o Estado deve atrair investimentos na ordem de R$ 168,9 bilhões para a construção de empreendimentos de hidrogênio verde até 2031, de acordo com estudo conduzido pela consultoria norte-americana IXL Center, contratada pelo Governo do Ceará e pela Federação da Indústria do Ceará (Fiec).
Ao longo dos dois dias, profissionais do setor de energia solar e renováveis terão a oportunidade de fazer networking, descobrir as últimas tendências e inovações em tecnologia solar e estabelecer conexões com empresas líderes do mercado.
“A transição energética passou a ser uma agenda global. Nesse sentido, o mundo olha para o Brasil e enxerga o Nordeste como uma das regiões mais importantes nessa tarefa. Dessa forma, o Intersolar Summit Brasil Nordeste se propõe a reunir os principais nomes do setor de energia fotovoltaica e áreas correlatas, como hidrogênio verde, mercado de carbono e eletromobilidade, a fim de discutir as tendências, fazer contatos e pensar nos próximos passos para esses mercados”, ressalta o Dr. Florian Wessendorf, diretor-gerente da Solar Promotion International GmbH.
Já o congresso do Intersolar Summit Brasil Nordeste contará com a participação de mais de 30 palestrantes renomados, especialistas do setor, esperando receber cerca de 500 congressistas. Juntos, eles abordarão temas cruciais como mercado de carbono, desafios e oportunidades da geração solar descentralizada, microrredes e geração distribuída, hidrogênio verde, armazenamento de energia, desafios da transmissão de energia e eletromobilidade.
O Intersolar Summit Brasil Nordeste traz ainda como conteúdo os minicursos com duas horas de duração cada para que os profissionais do setor possam ampliar sua capacitação.
Para mais detalhes, acesse: https://www.intersolar-summit-brasil.com/nordeste