Desde janeiro deste ano, o Mercado Livre de Energia está disponível também para pequenas e médias empresas (PMEs), sejam indústrias ou comércios, que estejam ligados na Alta Tensão (Grupo A) – composto por unidades consumidoras que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kilovolts (kV) ou que são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição. Desta forma, os empreendedores que integram o Grupo podem escolher seu fornecedor de eletricidade. Aproveitando essa abertura do mercado de energia, centenas de empresas da região Nordeste já migraram para o mercado livre de energia através da 2W, uma das principais comercializadoras e geradoras de energia renovável do país e que já conta com mais de 1.300 clientes no país, sendo mais de 160 PMEs localizadas na região. Por ramo de atividade destacam-se na região as adesões ao mercado livre de energia através da 2W a Indústria em geral, Supermercados, Cerâmica, Hotéis e postos de combustíveis.
A 2W, através de sua expertise em soluções sustentáveis, proporciona as empresas uma alternativa mais limpa e econômica em termos energéticos. Essas parcerias demonstram a importância de investir em fontes de energia renovável para diminuir os impactos negativos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera. Além dos benefícios financeiros e ambientais, a utilização de energia renovável também fortalece a imagem da empresa, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Isso pode atrair mais parcerias e investimentos que valorizam práticas de negócios responsáveis. Além da economia, a 2W se preocupa em garantir que a energia seja 100% renovável e certificada, oferecendo acesso a todo ecossistema de produtos de sustentabilidade que a 2W oferece e que farão com que as empresas rumem ao ESG e alcancem um novo patamar de posicionamento no mercado.
Neste mês de abril/2024, na região Nordeste, onde cerca de 21 mil empresas já podem migrar para o mercado livre de energia, quem aderiu às práticas sustentáveis da 2W foi a NJF Indústria e Comércio, localizada em Maracanaú/CE, que em um contrato de cinco anos irá economizar com energia utilizando fontes renováveis como eólica e solar e com isso evitar a emissão de 34 toneladas de CO2 na natureza. Essa redução contribui para a mitigação do aquecimento global e o combate às mudanças climáticas. A NJF Indústria e Comércio Ltda produz o reconhecido feijão Kicaldo, foi fundada em 2002 e é uma empresa 100% brasileira que beneficia, empacota e distribui cereais com competência, responsabilidade e eficácia. Quem também migrou foi a KG Comércio de Combustíveis, dona da rede de postos Dunas, de Fortaleza (CE), que em um contrato de 15 anos com a 2W irá evitar a emissão de aproximadamente 107 toneladas de CO2 na natureza.
O CEO da 2W, Claudio Ribeiro, destaca o momento atual do mercado livre de energia no estado: “Estamos democratizando o acesso de pequenas e médias empresas de todo o país e vamos focar nos negócios ligados a energia renovável e novas soluções de sustentabilidade para que possamos acelerar a competitividade do mercado nordestino. Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por fontes de energia mais limpas, é fundamental que as empresas estejam atentas às oportunidades que o mercado de energia renovável oferece. Estamos comprometidos em oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para nossos clientes, contribuindo para a redução de emissões de carbono e promovendo a transição para uma economia mais verde”.
Outras empresas da região Nordeste também migraram nas últimas semanas para o mercado livre de energia com a 2W. Foi o caso do Condomínio Residencial Città Imbuí, localizado em Salvador/BA, que também migrou e evitará a emissão de 46 toneladas de CO2 na natureza. Quem também aderiram ao mercado livre nas últimas semanas no Recife/PE foi a Decana do Brasil, que irá evitar a emissão de 77 toneladas de CO2 na natureza e a empresa NX Boats, que migrou com a 2W e com isso irá reduzir a emissão de CO2 em 55 toneladas. “As empresas que migrarem para o mercado livre de energia com 2W terão inúmeras vantagens como redução de custos, flexibilidade na contratação, maior controle e gestão da energia, e acesso a fontes de energia sustentáveis, onde a 2W oferece soluções de energia renovável, auxiliando as empresas a reduzir sua pegada de carbono e promover a sustentabilidade”, destaca Claudio Ribeiro.
A 2W oferece um pacote de serviços gratuitos, como conta digital para pessoas físicas e jurídicas, e produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia, que é uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, agrega ao portfólio produtos de sustentabilidade, como créditos de carbono e inventário de emissões de gases de efeito estufa. Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W é possível acompanhar consumo de energia e telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma é possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros.