O governador Romeu Zema (MG) conheceu as estruturas de uma fábrica de hidrogênio verde que poderá ser instalada em Minas Gerais. A visita ocorreu durante a passagem do chefe do Executivo na província de Yamanashi, em missão oficial no Japão.
Segundo matéria do jornal Diário do Comércio, a fábrica pertence à empresa P2G, que está produzindo hidrogênio verde, a partir da geração de energia fotovoltaica. O uso de painéis solares tem como objetivo reduzir os custos de produção. Segundo o governo de Minas, a unidade poderia ser replicada no Estado. Durante a visita, Zema destacou o fato do Estado ser o maior produtor de energia solar do Brasil.
“Graças ao nosso sol, e agora, também, ao Lítio do Vale do Jequitinhonha, essencial para produção de baterias elétricas, somos talvez o Estado no mundo com as melhores condições nesse momento de transição energética. Já temos hoje nossa matriz quase 100% limpa e podemos ajudar o mundo a seguir os nossos passos rumo a descarbonização”, afirmou.
Dentre as ações que visam uma transição energética para fontes limpas em Minas Gerais, está a instalação de uma fábrica de geradores de hidrogênio verde. O projeto foi lançado em março deste ano e o empreendimento pertence ao grupo alemão Neuman & Esser (NEA) e conta com o apoio da Invest Minas. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 70 milhões na construção da fábrica. Além disso, serão gerados aproximadamente 75 empregos diretos e outros 200 indiretos.