A partir de janeiro/2024, o Mercado Livre de Energia no Brasil se tornou uma opção viável para mais de 100 mil pequenas e médias empresas conectadas à rede de média e alta tensão, conhecidas como “grupo A”. Essa mudança segue a recente publicação de uma portaria pelo Ministério de Minas e Energia e uma normativa pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visando proporcionar às empresas a oportunidade de reduzir custos e aumentar a competitividade. A principal alteração trazida por essa regulamentação é a eliminação da exigência de demanda mínima para a adesão ao mercado livre. A partir de agora, empresas que possuem demanda contratada já serão elegíveis, simplificando o processo de migração e tornando-o mais acessível.
Diversas empresas de São Paulo já migraram para o mercado livre de energia através da 2W Ecobank, uma das principais comercializadoras e geradoras de energia renovável do país. A 2W Ecobank, através de sua expertise em soluções sustentáveis, proporciona as empresas uma alternativa mais limpa e econômica em termos energéticos. Essas parcerias demonstram a importância de investir em fontes de energia renovável para diminuir os impactos negativos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera. Além dos benefícios financeiros e ambientais, a utilização de energia renovável também fortalece a imagem da empresa, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Isso pode atrair mais parcerias e investimentos que valorizam práticas de negócios responsáveis. Além da economia, a 2W se preocupa em garantir que a energia seja 100% renovável e certificada, oferecendo acesso a todo ecossistema de produtos de sustentabilidade que a 2W oferece e que farão com que as empresas rumem ao ESG e alcancem um novo patamar de posicionamento no mercado.
No Brasil já são mais de 1,2 mil empresas que migraram para o mercado livre de energia através da 2W Ecobank. No estado de São Paulo, que conta com um potencial de cerca de 35 mil empresas que já poderiam migrar para o mercado livre, mais de 220 PMEs aderiram as práticas sustentáveis da 2W Ecobank nos últimos meses e se tornaram clientes da empresa. Na região de Campinas, dezenas de empresas já aderiram ao mercado livre de energia nos últimos meses com a 2W Ecobank como o HOPI HARI, maior parque temático de São Paulo, que irá utilizar a partir de agora energia renovável proveniente de fonte eólica dos parques da 2W e evitará a emissão de 710 toneladas de CO2 na natureza. As confeitarias Romana Cambuí e Romana Barão Geraldo também aderiram ao mercado livre e juntas irão evitar a emissão de mais de 200 toneladas de CO2 na natureza. As empresas Vila do Grão, Boulangerie de France, Gelo e Gelo Indústria e Comércio e a PlasMab Conexões e Injeção de Plásticos também irão economizar energia e evitarão a emissão de cerca de 800 toneladas de CO2 na natureza. Em Piracicaba, a Fazenda Audax irá economizar energia e evitar a emissão de 897 toneladas de CO2 na natureza. O mesmo vale para a empresa Hwaseung Automotive Indústria de Borracha, que irá evitar a emissão de aproximadamente 316 toneladas de CO2. Já a empresa Pavan Zanetti Indústria Metalúrgica, de Americana, também aderiu ao mercado livre de energia com a 2W e com isso evitará a emissão de cerca de 94 toneladas de CO2.
O mercado livre de energia é uma modalidade que permite aos consumidores escolherem seu fornecedor de energia elétrica, proporcionando maior flexibilidade, economia e eficiência na gestão do consumo de energia. A adesão ao mercado livre é uma alternativa interessante para empresas que buscam reduzir custos e otimizar o uso de energia elétrica. A empresa está comprometida em fornecer soluções sustentáveis e inovadoras para seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável da região. “A 2W Ecobank conta com diversos consultores e executivos atuando em diferentes regiões de São Paulo, com visitas a empresas e abordagem de que a 2W pode ser uma parceira na geração de receitas das empresas, que transcende o negócio econômico, com uma pegada sustentável e oferecendo diversos produtos diferenciados que a concorrência não tem como acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros”, diz Ciro Neto, diretor Comercial da 2W Ecobank. “Estamos muito animados e otimistas por ver o crescimento do mercado livre de energia na região de Campinas, onde diversas empresas estão migrando para um mundo de mais economia e sustentabilidade com a 2W. Esse é um sinal claro de sucesso e demanda pela abordagem sustentável da empresa. Além disso, a migração de empresas para o mercado livre também é uma ótima notícia. Ao evitar a emissão de toneladas de CO2 na natureza, essas empresas estão fazendo a sua parte para preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Isso é um exemplo inspirador que esperamos que outras empresas sigam em 2024”, ressalta o diretor da 2W Ecobank.
A 2W Ecobank oferece um pacote de serviços gratuitos, como conta digital para pessoas físicas e jurídicas, e produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia, que é uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, agrega ao portfólio produtos de sustentabilidade, como créditos de carbono e inventário de emissões de gases de efeito estufa. Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W é possível acompanhar consumo de energia e telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma é possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros.