Em 2024, o mercado livre de energia no Brasil deve estar mais consolidado e em franca expansão. Com a continuidade da abertura do mercado, mais consumidores devem migrar para o mercado livre em busca de melhores condições comerciais e tarifárias. Além disso, a tendência é que novas fontes de energia renovável ganhem ainda mais espaço, impulsionando a transição energética do país. Na Região Sul do país diversas empresas continuam migrando para o mercado livre de energia através da 2W Ecobank, uma das principais comercializadoras e geradoras de energia renovável do país. A região conta com um potencial de 35,2 mil clientes que já poderiam migrar para o mercado livre de energia.
A 2W Ecobank, através de sua expertise em soluções sustentáveis, proporciona as empresas uma alternativa mais limpa e econômica em termos energéticos. No Brasil já são mais de 1,2 mil empresas que migraram para o mercado livre através da 2W Ecobank, sendo 40% dessas PMEs localizadas na Região Sul. Segundo dados do final de 2023 da CCEE, a empresa liderou no país o crescimento na adição de novos clientes entre as principais comercializadoras de energia. Já no mês de março/2024, a 2W Ecobank chegou à marca de 500 empresas (PMEs) na Região Sul, um crescimento de 400% em comparação com mesmo período do ano anterior. Os setores que mais estão migrando no Sul para o mercado livre através da 2W são do ramo madeireiro, plástico, hotéis e supermercados.
No estado do Paraná, que conta com um potencial de cerca de 9,7 mil empresas que já poderiam migrar para o mercado livre, mais de 174 PMEs aderiram as práticas sustentáveis da 2W Ecobank nos últimos meses e se tornaram clientes da empresa. As regiões do estado que estão tendo maior migração para o mercado livre através da 2W Ecobank são a Norte, Oeste e região Metropolitana de Curitiba. Em março, quem migrou para o mercado livre foi a empresa C O MUELLER COMÉRCIO DE MOTORES E BOMBAS localizado no município de Araucária, que irá evitar a emissão de 110 toneladas de CO2 na natureza. Na capital paranaense, o SUPERMERCADO VOLPI irá consumir a partir de agora energia limpa proveniente de fontes 100% renováveis e evitar a emissão de 110 toneladas de CO2 na natureza, assim como o POSTO DE COMBUSTÍVEIS WAVES, que irá evitar a emissão de mais de 88 toneladas de CO2 e o EDIFÍCIO H A OFFICES LINHA VERDE. Na cidade de Cascavel, quem aderiu ao mercado livre foi o PORTAL CHURRASCARIA e na cidade de Icaraíma, o SUPERMERCADO AMOREZI.
Em Santa Catarina, estado que conta com um potencial de cerca de 8,2 mil empresas que já poderiam migrar para o mercado livre, cerca de 185 PMEs migraram com a 2W Ecobank. As regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e região Sul detém a maioria de empresas que estão migrando. Entre as empresas que migraram com a 2W Ecobank está a PRISMA LAVANDERIA, de Siderópolis, que irá evitar a emissão de 112 toneladas de CO2 na natureza. A COLIBRI EDUCAÇÃO INFANTIL, localizada na cidade de Gaspar, irá evitar a emissão de 89 toneladas de CO2. Outras empresas que aderiram ao mercado livre em março foram a VIDEGLASS, de Palhoça, a DRAP ESTAMPARIA e a HS INDÚUTRIA DE PEÇAS PARA BICICLETAS, de Blumenau e a METALFORT, de Tubarão e a FRUTAGEL de Imbituba, as duas últimas situadas no Sul do estado.
Já no Rio Grande do Sul, que conta com 142 clientes da 2W Ecobank, incluindo o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul ), que neste mês recebeu o Selo Verde (I-REC) da 2W por ter migrado mais de 100 agencias para o mercado livre, conta com potencial de 13,2 mil empresas que podem migrar a partir desse ano. Quem já aderiu as práticas sustentáveis recentemente foi o SUPERMERCADO ZANELA, da cidade de Imbé, situada na região do litoral Norte do estado, que irá evitar a emissão de 210 toneladas de CO2 na natureza. A CERÂMICA VENÂNCIO E OLARIA SCHIRMANN, localizadas no município de Venâncio Aires, irão juntas evitar a emissão de 357 toneladas de CO2. O SUPER NICK de Porto Alegre e a RECICLADORA DE SUCATAS FLORESTA, de Carazinho, também migraram para o mercado livre de energia com a 2W Ecobank no mês de março.
2W Ecobank tem novo diretor Comercial Nacional
Em março/2024, o executivo Ciro Neto, deixou de ser Head Comercial das Regiões Sul para ser o novo Diretor Comercial Nacional da companhia. O novo diretor, que está desde 2022 na 2W e irá reforçar a execução da nova estratégia da companhia, focada na expansão para o mercado livre de energia em todo o país, com foco nesse primeiro momento nas regiões Sul e Nordeste. A 2W Ecobank está fazendo investimentos para se tornar a maior comercializadora de energia limpa do Brasil. Com 15 anos de experiência no setor comercial de telecom, nos canais de varejo e empresarial, Ciro Neto é formado em Administração de empresas e Pôs Graduação na PUC-RS. O novo diretor Comercial da 2W Ecobank destaca o momento atual do mercado livre de energia: “Iremos fortalecer a formação de canal de parceiros com experiencia no setor comercial é a principal estratégia do executivo para replicar o sucesso que a empresa tem na região Sul para outros estados do país. Estamos democratizando o acesso de pequenas e médias empresas e vamos focar nos negócios ligados a energia renovável e novas soluções de sustentabilidade para que possamos acelerar a competitividade do mercado brasileiro. Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por fontes de energia mais limpas, é fundamental que as empresas estejam atentas às oportunidades que o mercado de energia renovável oferece. Estamos comprometidos em oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para nossos clientes, contribuindo para a redução de emissões de carbono e promovendo a transição para uma economia mais verde”.
Para ampliar ainda mais a participação da 2W Ecobank no mercado na Região Sul, o novo diretor da 2W Ecobank ressalta que a empresa já contava desde 2023 com diversos consultores localizados estrategicamente nas principais regiões dos três estados, mas que a partir de janeiro/2024 tiveram reforço na equipe e nos parceiros que agora tem a oportunidade de levar, com maior capilaridade, mais conhecimento para as empresas entenderem o processo de adesão ao mercado livre de energia através da 2W Ecobank, empresa que atua a mais de 15 anos no setor elétrico: “As pequenas e médias empresas podem agora ver de perto as vantagens do mercado livre de energia e também de se conectar com os especialistas e profissionais da 2W Ecobank, que estão comprometidos em oferecer as melhores soluções e serviços para atender às necessidades do mercado da Região Sul. Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética, buscando promover o desenvolvimento sustentável e a conscientização sobre o uso responsável de energia, além de se colocar como uma parceira estratégica das empresas para geração de novas receitas”, diz Ciro.
Essas parcerias demonstram a importância de investir em fontes de energia renovável para diminuir os impactos negativos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera. Além dos benefícios financeiros e ambientais, a utilização de energia renovável também fortalece a imagem da empresa, demonstrando comprometimento com a sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Isso pode atrair mais parcerias e investimentos que valorizam práticas de negócios responsáveis. Além da economia, a 2W se preocupa em garantir que a energia seja 100% renovável e certificada, oferecendo acesso a todo ecossistema de produtos de sustentabilidade que a 2W oferece e que farão com que as empresas rumem ao ESG e alcancem um novo patamar de posicionamento no mercado.
O mercado livre de energia é uma modalidade que permite aos consumidores escolherem seu fornecedor de energia elétrica, proporcionando maior flexibilidade, economia e eficiência na gestão do consumo de energia. A adesão ao mercado livre é uma alternativa interessante para empresas que buscam reduzir custos e otimizar o uso de energia elétrica. A empresa está comprometida em fornecer soluções sustentáveis e inovadoras para seus clientes, contribuindo para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
A 2W Ecobank oferece um pacote de serviços gratuitos, como conta digital para pessoas físicas e jurídicas, e produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia, que é uma das maiores comercializadoras de energia independentes do país, agrega ao portfólio produtos de sustentabilidade, como créditos de carbono e inventário de emissões de gases de efeito estufa. Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W é possível acompanhar consumo de energia e telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma é possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, entre outros.