Em um cenário de melhora nas condições de geração de energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira verde será mantida nas contas de luz dos brasileiros em janeiro de 2025. Isso significa que não haverá acréscimos no valor das tarifas de energia. A decisão foi tomada em virtude do aumento nos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, resultado das chuvas que ajudaram a melhorar a geração de energia no país.
As bandeiras tarifárias, instituídas pela Aneel em 2015, têm como objetivo informar os consumidores sobre as condições da geração de energia elétrica no Brasil. Elas indicam o custo da geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) e, por consequência, o valor da tarifa cobrada nas contas de luz.
A principal razão pela qual a bandeira verde será mantida em janeiro de 2025 é a melhoria nas condições de geração de energia, especialmente com o aumento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Durante o período chuvoso, que ocorre de outubro a março, os reservatórios das hidrelétricas se abastecem de água, o que permite uma maior geração de energia por essa fonte.
Com a melhora nas condições climáticas, a utilização das usinas hidrelétricas, que são mais baratas, tem sido suficiente para atender à demanda de energia do país, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas, que geram energia a um custo mais elevado. Esse cenário permitiu que a Aneel decidisse pela manutenção da bandeira verde, isentando os consumidores de custos adicionais nas contas de luz.